Lajes aparentes e estruturas metálicas desenham esta casa
(Carla Fialdini/Divulgação)
Muitas foram as referências que ajudaram a conceber esta casa erguida com barras de aço: a arquitetura de um restaurante em Amsterdã, os terraços dos projetos residenciais do arquiteto paulistano Marcio Kogan, os canos aparentes do Sesc Pompeia, de Lina Bo Bardi (1914-1992), em São Paulo. Fotógrafo de arquitetura dos mais requisitados, Romulo Fialdini e a mulher, a também fotógrafa Carla Fialdini, bem pontuaram suas preferências nas conversas com as arquitetas da Prado Zogbi Tobar, contratadas para planejar o imóvel no terreno na Vila Madalena, em São Paulo. “Tudo ficou com a cara deles”, garante Eliane Zogbi, uma das sócias do escritório.

(Carla Fialdini/Divulgação)
A decisão do casal de construir com estrutura metálica – escolheram a Gomez & Moraes – visou praticidade, custo e rapidez: fundação e esqueleto estavam prontos em um mês, sem desperdício de material, e, em um ano, eles já se mudavam para o novo endereço. Com orçamento enxuto, decidiram tocar a obra juntos, comprando dos sacos de cimento à cuba da cozinha na rua Paula Sousa, famosa por suas lojas de utensílios domésticos.
“Além da orientação das arquitetas, tivemos a ajudados donos da empresa da estrutura metálica para indicar fornecedores, o melhor jeito de fixar os tijolos às barras de aço, entre outras questões técnicas. O engenheiro Fernando Gomez e meu pai, Fernando Teixeira de Carvalho, que já teve uma pequena construtora, também serviram de consultores”, conta Carla. Ao longo do processo, o casal foi ajustando o projeto às suas convicções. Uma delas foi a de deslocar a entrada principal, prevista no corredor lateral pelas arquitetas, para a fachada da frente, onde está a cozinha. “Descemos do carro e em poucos passos estamos dentro de casa”, comenta Romulo.

Como é a estrutura da casa? Entre pilares, vigas e contraventamento, são 60 partes no total (os elementos diagonais vistos nas paredes são coadjuvantes, mas mantêm a estabilidade desse esqueleto). As lajes de steeldeck são feitas de chapas dobradas de aço galvanizado preenchidas com concreto. A cadeira de Marcel Breuer (1902-1981), um clássico do design internacional, pertenceu à mãe de Romulo e hoje compõe o estar com o sofá Chesterfield, presente da irmã de Carla renovado com veludo do Empório Beraldin. A mesa de centro, tomada por objetos afetivos, veio da Desmobilia. (Carla Fialdini/Divulgação)
Fonte: https://arquiteturaeconstrucao.abril.com.br/casas/lajes-aparentes-e-estruturas-metalicas-desenham-esta-casa/ https://arquiteturaeconstrucao.abril.com.br/casas/lajes-aparentes-e-estruturas-metalicas-desenham-esta-casa/
Comentários
Postar um comentário